Tudo sobre a semente do açaí: o que precisas saber sobre esta matéria prima.

Trazer a Natureza para perto de ti sempre foi o maior objetivo da Joias da Amazônia. Sabemos que quando carregamos a energia vital da Terra, estamos mais próximos com a sua energia vital e, por isso, criamos uma gama de produtos capazes de oferecer-te esta oportunidade. 

Para isso, utilizamos matérias primas em produtos sustentáveis, ecológicos e artesanais, que carregam em si a tradição do artesanato afetivo. Além disso, oferecemos jóias capazes de conferirem-te elegância ao mesmo tempo que te conectam com a Amazónia. 

Conhece um dos materiais utilizados em nossas jóias, as sementes de açaí: 

O que é açaí?

O açaí é uma fruta que cresce na palmeira Euterpe oleracea, típica da região Amazônica no norte da América do Sul. É uma fruta pequena e arroxeada, rica em antioxidantes, minerais, vitaminas, ácidos graxos e fibras. 

Utilizada como refeição ou sobremesa em diversas regiões no continente americano, o açaí passou a encantar os quatro cantos do mundo como doce, normalmente cremoso, junto de guaraná, frutas e doces como chocolates. 

É amado e apreciado na dieta dos brasileiros há séculos, sendo cultivado por indígenas devido seus ricos nutrientes, compondo a base de sua alimentação. 

Porém, existe uma parte não utilizada na alimentação: as sementes. 

Como as sementes são utilizadas? 

As sementes do açaí são retiradas do interior do fruto durante a extração da polpa, a parte consumida na alimentação. Possuindo diversas finalidades, até mesmo para cosméticos, as sementes são uma ótima forma de aproveitamento da matéria prima, eliminando qualquer forma de desperdício. 

A principal forma de utilizá-las é através do artesanato. Elas podem ornamentar diversas peças, sendo as jóias a sua principal utilidade nas práticas artesanais. 

Para utilizar as sementes, é necessário furá-las para passar os fios e as linhas, em seguida, envernizá-las para aumentar a sua durabilidade. Todo esse processo deve ser feito por artesãos regulamentados e responsáveis, de modo a conferir sempre a sustentabilidade ao produto final. 

Também podem ser pintadas de diversas cores, conferindo unicidade à cada peça, uma vez que cada semente é naturalmente e artesanalmente diferente da outra. 

Qual a história das sementes do açaí?

As sementes de açaí já eram utilizadas pelos povos indígenas amazônicos de diversas formas tradicionais, sendo uma parte valiosa de sua cultura. 

 

Utilizam-nas no artesanato, como em jóias e adornos, no comércio, como fonte de renda, e até mesmo na arte ritualística. As sementes podem ser utilizadas como adornos em trajes cerimoniais, máscaras, amuletos e peças religiosas, conferindo-lhe um papel importante nas práticas culturais dos povos originários. 

Assim, o açaí, além de participar da alimentação dos povos indígenas há anos, também faz parte de sua cultura e através de gerações, a tradição do seu artesanato pôde chegar até nós. 

Sustentabilidade

A Joias da Amazônia assegura que as sementes utilizadas na confecção de suas joias são sustentáveis, obtidas de forma ecológica e adornadas por artesãos que também apreciam e respeitam as práticas milenares da cultura indígena. 

Assim como o açaí encantou o mundo inteiro com o seu gosto doce e sua cor arroxeada, nós desejamos encantá-lo com o artesanato de suas sementes, mostrando que podemos aproveitar a 100% da fruta ao eliminar os desperdícios e respeitar as práticas tradicionais indígenas. 

Deixa-te encantar pela tradição das sementes do açaí com as nossas jóias naturais e artesanais e sente na pele a energia da Floresta Amazônica. 

Visita a nossa loja e deixa a jóia escolher-te, veste-a com elegância e permite a energia vital da Natureza cada vez mais perto de ti. 

Até breve!